Todo problema ou irregularidade que envolve o coração costuma gerar preocupações. Exemplo disso é o sopro cardíaco, um ruído que ocorre entre os batimentos e que pode indicar a presença de uma doença.
Mas afinal, o que é sopro cardíaco? Basicamente, é um barulho que ocorre na passagem do sangue pelas válvulas do coração, quando, geralmente, a válvula está com problema.
Ele não é considerado uma doença propriamente dita, mas pode indicar que há a existência de alguma.
Há casos em que ele pode simplesmente sumir com o tempo, não sendo necessário qualquer tipo de tratamento. Para se ter uma ideia, em torno de 40% das crianças saudáveis apresentam o sopro
sem que o seu desenvolvimento seja prejudicado ou outro tipo de sintoma apareça.
Nesse artigo você saberá o que é sopro cardíaco, como suas causas e sintomas, como é realizado o diagnóstico além de alternativas para tratá-lo. Boa leitura!
O que é sopro cardíaco?
Sopro cardíaco é um turbilhonamento que ocorre devido a alterações do fluxo sanguíneo passando por umas das valvas do coração. Existem outros motivos para o surgimento de sopros, como passagem de sangue por vasos estreitos ou por forames, por exemplo, mas esse tipo de alteração valvar é mais comum.
Ele se caracteriza por um ruído que lembra um sopro no ouvido e é notado a cada batimento cardíaco.
Ele pode ser dividido em:
- Fisiológico:
Também chamado de sopro benigno ou inocente, é muito comum em crianças e gestantes. Ele não gera nenhum outro tipo de alteração no organismo e desaparece naturalmente após um tempo;
- Patológico:
Esse tipo de sopro pode ser congênito ou surgir devido a outros problemas cardíacos. Esse costuma ser mais perigoso, necessitando de atenção e tratamento.
Quais as causas do problema
No caso do sopro fisiológico, por exemplo, os ruídos são gerados devido a uma turbulência no fluxo sanguíneo, cujo motivo não há uma causa específica. Como costuma acometer principalmente as crianças, pode ter relação com o desenvolvimento do coração, fazendo que ele desapareça sem maiores transtornos com o passar do tempo.
Já o sopro patológico
costuma acometer aqueles que tiveram febre reumática, infarto do miocárdio, dilatação do coração, ou então com o passar dos anos, ao envelhecer, a válvula vai se tornando mais rígida e o sopro pode ser notado.
Principais sintoma do sopro cardíaco
Existem alguns sintomas que merecem uma atenção especial, como:
- Desmaios;
- Dor no peito;
- Tontura;
- Fadiga;
- Falta de ar;
- Palpitações;
- Língua, mãos e lábios roxos.
Como é realizado o diagnóstico?
O sopro cardíaco pode ser diagnosticado em um exame de rotina, por meio de uma ausculta com o estetoscópio.
Para a investigação do sopro pode ser necessário a realização de exames complementares como:
- Eletrocardiograma;
- Raio X do tórax;
- Ecocardiograma.
É possível tratar o sopro cardíaco?
No caso do sopro fisiológico, não há necessidade de realizar nada em específico, pois, além de não gerar sintomas, irá sumir com o tempo.
Já o sopro patológico, o seu desaparecimento depende de a doença causadora ser tratada. Isso demonstra a importância de se realizar os exames adequados, a fim de permitir o diagnóstico preciso do médico.
Em casos mais simples, o problema pode ser tratado através do uso medicamentoso. Quando a doença é mais grave, o cardiologista pode até recomendar a realização de uma cirurgia, a fim de remover a válvula defeituosa do coração e incorporar uma válvula artificial.
-----
Agora que você já sabe o que é sopro cardíaco, lembre-se de procurar a ajuda de um cardiologista caso sinta alguns dos sintomas descritos acima.
Além disso, realizar o check-up periódico é a melhor alternativa para cuidar do seu coração e manter-se sempre saudável.