Realizar exames preventivos do coração
é importante por diversos motivos, seja para manter-se sempre saudável e disposto ou então para diagnosticar precocemente doenças cardíacas.
Dentre os principais exames requisitados pelos médicos durante um check-up, destaca-se o teste de esforço. Seu objetivo é submeter o coração a situações que façam ele bater mais rapidamente para, assim, verificar como está seu funcionamento.
São diversas as doenças que podem ser detectadas
no teste de esforço, como a doença arterial coronária. arritmias e hipertensão, por exemplo.
Acompanhe o artigo e conheça as principais doenças detectadas no teste de esforço e como é realizado esse exame!
Quais doenças podem ser detectadas no teste de esforço?
Também chamado de teste ergométrico, esse exame tem a capacidade de descobrir doenças cardíacas que em um tradicional eletrocardiograma de repouso não é possível.
As principais doenças detectadas no teste de esforço são:
1. Coronariopatia
O teste de esforço aumenta em 65% as chances de diagnosticar a coronariopatia, ou seja, obstrução das artérias coronárias. Essas obstruções podem levar a dor torácica e até a um infarto.
2. Hipertensão arterial
Esse é uma das principais doenças que podem ser detectadas no teste de esforço, visto que a pressão arterial se modifica quando a pessoa sai do repouso e tem um limite que pode atingir durante a prática do exercício.
3. Capacidade para realização de atividade física
Com o teste ergométrico, podemos avaliar a capacidade de realização de atividade física do paciente.
4. Arritmia
Algumas arritmias podem aparecer com o esforço físico indicando a presença de doenças que devem ser bem avaliadas. Em algumas situações, por exemplo, pode até ser contra indicado que o paciente realize atividade física.
5. Função pulmonar
Através desse exame é possível diagnosticar a existência de asma do esforço, ou seja, o tipo de asma que somente surge após a realização de alguma atividade física vigorosa.
Como funciona o teste de esforço
O teste de esforço
mais comum é realizado em uma esteira ergométrica. Com eletrodos fixados no corpo, o paciente inicia caminhando e depois começa a correr.
Esse exame é realizado por um médico especializado
e deve ser interrompido caso a pessoa apresente uma exaustão excessiva, dor torácica, cansaço ou em caso de queda abrupta da pressão.
O teste de esforço é recomendado tanto para atletas quanto para quem quer iniciar uma atividade, a fim de saber se está apto para a prática de atividade física.
Assim, se você está pensando em começar uma atividade física, procure um cardiologista e converse com ele sobre o teste ergométrico.